terça-feira, 11 de novembro de 2014

Síndrome X

                                                     Síndrome X: A doença moderna

            Limitação física, dificuldade para a locomoção, colesterol alto, problemas com os triglicerídeos, diabetes, síndrome X entre outros são doenças indesejáveis que a  obesidade pode desencadear, mas o que é a síndrome X ou síndrome metabólica?
            A síndrome metabólica é uma associação de vários fatores de risco para as doenças cardiovasculares (ataques cardíacos e derrames cerebrais), vasculares periféricos e diabetes. Ela tem como base a resistência à ação da insulina no organismo, o que obriga o pâncreas a produzir mais esse hormônio. Tratando-se de uma doença moderna é diagnosticada com três fatores de risco:
1) Glicemia em jejum oscilando entre 100 e 125 ou entre 140 e 200 depois de te tomado glicose;
2) Valores baixos de HDL (colesterol bom) e elevados números de LDL ( colesterol mau);
3)Níveis aumentados de triglicerídeos e ácido único;
4) Alguns marcadores no sangue, entre eles a proteína C-reativa (PCR);
5) Obesidade central ou periférica determinada pelo IMC ou medida pelo tamanho da circunferência abdominal dos homens e pela circunferência do quadril das mulheres.
            Um obeso deve ter como base uma dieta hipocalórica, deve praticar exercícios físicos e fazer uma cirurgia de peso quando necessário. O tratamento deve ser feito com um cirurgião gástrico e um endocrinologista, acompanhados de nutricionista, cardiologista,  psicólogos e profissionais que ajudem no quadro clínico do paciente. O melhor tratamento para esta síndrome é se alimentar de maneira correta e praticar exercícios físicos pois trata-se de uma doença da civilização moderna.
            Para prevenir essa síndrome é preciso ações contínuas que levem à um modo de vida saudável, como prática de esportes e atividades físicas regulares. O tratamento é basicamente voltado para esse estilo de vida saudável, porém com ações de medicamentos que controlam fatores de risco ( hipertensão e diabetes por exemplo). Além disso é necessário que exista um acompanhamento médico para aqueles que possuem grandes riscos de ter essa síndrome e aqueles que já possuem.
                                                                                        Caroline Vieira


Fontes: http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/sindrome-metabolica/


             http://entretenimento.r7.com/idolos-kids-2013/cmsquizenquete/10-curiosidades-sobre-a-obesidade-04042014

Nenhum comentário:

Postar um comentário