quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Apresentação






Quem somos nós? Somos alunos de Farmácia da Universidade de Brasília e estamos fazendo esse trabalho para a disciplina de bioquímica fundamental. 
Vinícius Magalhães 13/0145785
Luisa Roberta Bernardes 13/0154733
Clara Lima Rodrigues 13/0106046
Caroline Vieira 13/0141551
Priscila Holanda 13/0064076

             Mostraremos o que é obesidade, suas causas, consequências e fatores que a influenciam. Um dos objetivos do blog é alertar ao leitores sobre esse mal que está cada vez mais presente no nosso dia dia. Por muitos anos nós seres humanos não dávamos importância ao excesso de gordura no nosso corpo, considerada uma forma de estocagem de energia, há muitos anos era até relacionada como algo saudável e belo. Hoje graças há pesquisas e fatos vemos a obesidade de outra maneira, como uma doença, que é causada principalmente por maus hábitos alimentares e sedentarismo. Nesse blog, trataremos de assuntos relacionados a essa doença que afeta grande parte da população.

Pontos de partida da obesidade

Sabe-se que obesidade não é uma doença de preguiçoso e que existem vários pontos de partida para a mesma, sendo assim, observemos abaixo as possibilidades existentes mais comuns da manifestação dessa doença que afeta uma quantidade considerável de seres humanos (e muitos animais também) no mundo inteiro:
  • Obesidade genética: está associado com um suprimento exagerado de insulina no corpo, sendo de suma importância ingerir menos açúcar e e hidratos de carbono (pães, massas, arroz, doces e etc);

  • Obesidade nutricional: não ingerem a quantidade mínima de nutrientes exigidas pelo corpo para se ter uma vida saudável, consomem bastante carboidratos e alimentos com excesso de gordura que acarreta numa concentração exagerada de calorias por (digamos assim) pura má alimentação;

  • Obesidade oriunda de medicamentos: Alguns fármacos antidepressivos contém componentes que contribuem para a manifestação da doença se não controlados ou designados por médico da área (psiquiatra).
Vinícius Magalhães

Referências: