terça-feira, 11 de novembro de 2014

Síndrome de Dumping

A síndrome de Dumping é uma das coisas mais comum no pós-operatório de um procedimento tão brusco como a redução de estômago, sendo ela, um dos responsáveis, pela tontura, fadiga, fraqueza, desmaio, diarréia, mal-estar, tremor, taquicardia e associados. Essa síndrome acontece devido a rápida passagem do conteúdo gástrico do estômago para o intestino (principalmente de açúcares e carboidratos, logo deve-se evitá-los). Em alguns casos uma boa suplementação de fibras pode suprir a condição do paciente. Por isso o paciente de cirurgia bariátrica deve sempre buscar acompanhamento nutricional, pois a partir da cirurgia algumas mudanças alimentares devem ser feitas em virtude da recuperação total e saúde do paciente.



 A síndrome se divide em duas categorias:

  • Dumping precoce: 
Geralmente ocorre cerca de 30 minutos depois de uma refeição, seus sintomas são: diarréia, náusea e cefaleia (dores de cabeça).

  • Dumping tardio:
Ocorrre de 1 a 3 horas depois de uma refeição contendo muitos carboidratos e sacarose e os altos níveis de insulina acarretam em hipoglicemia. Seus sintomas são: tremor, falta de concentração, redução da consciência e fome.

Vinícius Magalhães

Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário