quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Mazindol

O mazindol é um fármaco que possui um caráter um tanto quanto "anfetamínico" (é considerado um anorexígeno) que age inibindo o apetite, no Brasil, o mesmo foi comercializado pelas fármacias no período entre 1999 e 2011 quando foi proibido o seu uso pela ANVISA pelos efeitos colaterais que atrapalhavam a vida de qualquer paciente obeso quando tomando o medicamento. Vale ressaltar que esse medicamento já foi utilizado no mundo inteiro e hoje não é mais!
Muitos dos efeitos COLATERAIS do mazindol são os mesmos efeitos de fármacos do grupo de inibidores de apetite, podemos ressaltar entre eles os piores: depressão, insônia, sonolência excessiva, taquicardia e principalmente dependência química (mesmo que o fármaco comece a perder seu efeito ao longo do tempo de uso, o paciente ainda sente necessidade de tomá-lo).

Outra classificação desse medicamento (retirando-o do grupo dos anorexígenos) é caracterizá-lo como catecolaminérgico, que por sua vez é caracterizado como anfetamina, mesmo não sendo, ele é metabolizado no fígado, apresenta vida média de 47h e é excretado via renal e fecal e a semelhança química é a presença do anel fenetilamínico, que existe na anfepramona e no femproporex e até a sibutramina possui esse anel e não é chamada de anfetamina. O mazindol, que quimicamente é parecido com alguns antidepressivos tricíclicos, entra “de alegre” no grupo, mas não possui anel algum.

Vinícius Magalhães

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário