quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Doce desafio:

Doce desafio: 

                   Pacientes diabéticos demonstram-se em sua maioria, portadores de hipertensão arterial associada ao diabetes. Dentre os vários agravos à saúde ocasionados pela obesidade está o diabetes tipo 2. Segundo o artigo ''Obesidade e diabetes : contribuição de processos inflamatórios e adipocitocinas, e a potencial importância de fatores nutricionais'' de Luft, Vivian Cristine: ''A prevenção do diabetes e nas complicações tem se tornado uma preocupação no mundo inteiro. Ainda que resistência à insulina e disfunção das células beta pancreáticas continuem sendo reconhecidos como causas centrais no desenvolvimento de diabetes tipo 2 processos intermediários têm sido discutidos e elucidados com grande destaque para a inflamação sistêmica e adipocitocinas que sofrem aparentemente forte influência nutricional, como potências mediadoras na associação entre obesidade e diabetes''.

                    O programa Doce desafio é um projeto de extensão de ação contínua desenvolvido na faculdade de educação física da Universidade de Brasília e tem como objetivo auxiliar o próprio portador a cuidar de si mesmo e a lidar com a doença no seu dia-a-dia. Uma das bases desse tratamento é a prática orientada de exercícios físicos que devem ser articulados com os demais aspectos da terapêutica: nutrição,  autocuidados, medicamentos, acompanhamento psico-social e exames clínicos, todos gerenciados pela educação.
                    O doce desafio abrange a comunidade do DF e entorno com atividades regulares realizadas de 2 vezes por semana. Estas atividades envolvem musculação, alongamento,  dança,  futebol, vôlei,  caminhadas e etc, adaptadas de acordo com cada participante diabético.  É um programa gratuito pelo qual podem participar pessoas com todos os tipos de diabetes visando o bem -estar desta população,  orientando e cuidando de mss de 600 diabéticos de 4 a 90 anos de idade. Fundado e orientado pela fundadora Prof Dra Jane Dullius, ela afirma que irá expandir ainda mais este projeto que irá completar 8 anos de execução. 



                                                                            Caroline Vieira
Fontes:
 http://www.docedesafio.org.br/index.php/programa-doce-desafio
http://walterminicucci.com.br/obesidade-e-diabetes
http://www.euroclinix.com.pt/blog/saude-geral/obesidade-diabetes.html
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/19022?show=full

Nenhum comentário:

Postar um comentário