Assistir televisão não faz mal, o problema é o conteúdo exposto entre um programa e outro. A maior parte das crianças são incapazes de discernir a real intenção da publicidade dos alimentos e bebidas com baixo valor nutricional e frequentemente a indústria publicitária atinge o seu objetivo: manipular as crianças.
Segundos dados do IBOPE as crianças brasileiras passam em média 5 horas por dia em frente à televisão e assistem aproximadamente 40 mil propagandas durante um 1 ano.
O que isso significa em casos de obesidade infantil? A importância desse dado é perceber que os pais estão tendo cada vez menos controle sobre os conteúdos expostos diariamente aos seus filhos e que a industria alimentícia já percebeu isso. Há cada vez mais a exposição de propagandas e campanhas promocionais ligadas à uma alimentação desbalanceada e em contrapartida cada vez menos incentivos à prática de esportes.
Os hábitos alimentares adquiridos na infância estão diretamente ligados ao modo de vida de cada indivíduo e pesando nisso a organização Pan-Americana de saúde (OPAS) aprovou o Plano de Ação para Prevenção da Obesidade em Crianças e Adolescentes que dentro das suas quatro linhas de ações principais, envolve a criação de impostos sobre junk-food e restrições de publicidade para que a industria publicitária não interfira tanto quando costumava interferir nos quereres das crianças.
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