quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Tecido adiposo multilocular




O tecido adiposo multilocular ou marrom diferente do tecido adiposo branco é mais escasso em adultos, é encontrado principalmente nos membros superiores e inferiores em alguns animais, mais durante o desperta da hibernação e em recém nascidos na região cervical posterior, axilar, supra ilíaca e em menor quantidade nas áreas Inter escapular, Intercostal, abdominal anterior e retro pubiana que com o crescimento esse tecido será substituído pelo tecido adiposo unilocular ou branco (TAB).

Suas células são caracterizadas pela ampla quantidade de gotículas de lipídios por isso o nome multilocular e varias mitocôndrias. Sendo elas as responsáveis pela a coloração marrom, pois são ricas em citocromo C oxidase e uma rede vascular bastante ampla, que possui a função de levar nutrientes e colher o produto calorífico gerando, dando uma coloração mais escura ao tecido. 

Esse tecido possui a função de gerar calor -termogenêse- por isso é bastante abundante em animais que hibernam. Essas características estão ligadas com a proteína desacopladora -1 presente nas mitocôndrias, essa proteína possibilita a oxidação dos ácidos graxos desviando do processo de sintase de ATP e produzindo calor.
Nos recém nascidos devido a dificuldade em exercer o tremor da musculatura há um bloqueio na produção de calor fazendo com que esse órgão auxilie na manutenção da temperatura prevenindo uma possível hipertemia.

                                                           Luisa Roberta Bernardes 
Bibliografia:
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário