terça-feira, 11 de novembro de 2014

Obesidade: Uma epidemia

Obesidade: Uma epidemia
            Quanto mais pessoas ao redor obesas, mais chances de uma pessoa se tornar obesa? O artigo ''The Spread of Obesity'' publicado no New England Journal of medicine, apoia essa tese.
            O estudo foi realizado com cerca de 12 mil pessoas, no período de 1971 a 2003. Diversos fatores foram estudados individualmente e posteriormente, afim de obter uma vista coletiva e social. Foram computadas num banco de dados diversos fatores individuais como sexo, IMC, fumante ou não fumante e as relações sociais.     Todas as mudanças foram observadas, incluindo surgimento de aglomerações de pessoas na mesma faixa de IMC em um determinado local geográfico ou numa rede social, a correlação entre uma pessoa ganhar peso e outra pessoa de sua rede de contatos social tambémganhar peso ( análise quantitativa ), além de analisar o tipo da relação entre suas ou mais pessoas ( análise qualitativa).
            Durante os 32 anos foi observado diversos fatores. O principal: A obesidade pode sim ser uma epidemia social. O estudo mostra que ao longo dos anos, a rede de pessoas ganhou peso como toda e também aglomerações de faixas de IMC se formaram, sendo duas grandes de pessoas obesas e uma média de não obesos.
            Uma observação muito importante é que o fator ''Distância geográfica'' não influencia tanto quanto o fator ''Distância social''. Ou seja, um obeso terá maior influenciabilidade se tiver muitos contatos sociais próximos. Outras observações foram que um irmão é influenciado por um outro irmão obeso principalmente se eles forem do mesmo sexo, por causa da semelhança e assemelhação. Além disso, foi observado que o fator ''fumante'' não é um fator críttico para influenciar aglomerações de obesos ou então ganho de peso em novos indivíduos.
                                                                                      Clara Rodrigues
Fontes:
http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/nejmsa066082#t=article





Nenhum comentário:

Postar um comentário