terça-feira, 11 de novembro de 2014

Obesidade e sexualidade: Hormônios alterados pelo excesso de peso

Obesidade e sexualidade: Hormônios alterados pelo excesso de peso
            O excesso de peso pode interferir em muitos aspectos inclusive na vida sexual, o homem brasileiro está ganhando cada vez mais peso. A Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 divulgada pelo IBGE apontou que 50,1% dos brasileiros estão acima do peso.
            O sobrepeso e a obesidade, muitas vezes, levam a quadros de ansiedade e auto-imagem negativa o que é bastante prejudicial nos relacionamentos e para a satisfação na vida sexual. Entre os fatores de ordem psicológica destacam-se, ansiedade, timidez, a busca pela perfeição física etc. Na maioria das vezes ocorre a convergência de ambos fatores.
            Diversos hormônios sofrem alterações com a obesidade, homens nessa situação têm níveis de testosterona livre baixo. Concentrações de testosterona em jovens obesos púberes e pós-púberes do sexo masculino são 40-50% menor do que aqueles com IMC normal. Na obesidade, a produção androgênica adrenal e ovariana encontra-se elevada, apresentando correlação positiva com IMC. Nas mulheres, a obesidade abdominal é fortemente associada a hiperandrogenemia. Nos homens, entretanto, a produção androgênica testicular é reduzida, apresentando correlação inversa com o grau de obesidade abdominal.
            O Jornal da Associação Americana de Medicina publicou resultados de pesquisa apontando a disfunção erétil como uma das complicações para os obesos masculinos. Já nas mulheres, a Revista Obesity aponta a diminuição do desejo sexual, que pode tanto estar ligado a alterações orgânicas como problemas hormonais, neurológicos, arteriais, de neurotransmissores e estresse.

                                                                                  Priscilla de Holanda



Fontes:

http://www.abcdasaude.com.br/medicina-interna/funcao-sexual-em-homens-obesos
http://www.minhavida.com.br/saude/materias/12118-obesidade-afeta-a-vida-sexual-masculina

Mogri M. et al Clinical Endocrinology.Volume 78, Issue 4, pages 593–599, April 2013

Glass AR, Swerdloff RS, Brady GA, Dahms WT, Atkinson RL. Low serum testosterone and sex hormone binding globulin in massively obese men. J Clin Endocrinol Metab 1977;45:1211-9
Kopelman PG, White N, Pilkington TRE, Jeffcoate SL. The effect of weight loss on steroid secretion and binding in massively obese women. Clin Endocrinol 1981;14:113-6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário