quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Tecido adiposo Unilocular (TAB)



O tecido adiposo unilocular ou branco tem como característica a morfologia de suas células conhecidas como adipócitos, que possui como função primária o armazenamento de triglicerídeos que ocupa até 85% do seu citoplasma, o restante dele esta na periferia das células. A sua coloração está entre o branco e o amarelo que de acordo com a quantidade de caroteno na dieta será definida.



Em adultos praticamente todo o tecido adiposo é do tipo branco. Possui uma extensa disposição pelo o corpo formando o penículo adiposo, que de acordo com o artigo O tecido adiposo como órgão endócrino: da teoria a pratica esta “envolvendo ou mesmo se infiltrando por quase toda a região subcutânea, por órgãos e vísceras ocas da cavidade abdominal ou do mediastino e por diversos grupamentos musculares” fornecendo um tipo de blindagem mecânica contra impactos de choque e auxiliando no movimento de feixes musculares que causará melhor deslizamento entre eles. Por ter uma grande disposição é um excelente isolante térmico tendo grande importância na manutenção da nossa temperatura. Essa disposição do TAB é regulada por hormônios sexuais e produzidos pela glândula adrenal.
Além de todas essas funções, nos últimos anos o tecido adiposo branco tem sido visto como órgão secretor. Secretar ácidos graxos que é a característica primordial do tecido adiposo (TA) em geral. Mas recentemente a sua capacidade de secretar hormônios tem chamado atenção, seus hormônios conhecidos como adipocinas mudaram totalmente a visão do TA, passou a ser um órgão de extrema importância para a regulação metabólica

                                                       Luísa Roberta Bernardes

Bibliografia:

Tecido adiposo multilocular




O tecido adiposo multilocular ou marrom diferente do tecido adiposo branco é mais escasso em adultos, é encontrado principalmente nos membros superiores e inferiores em alguns animais, mais durante o desperta da hibernação e em recém nascidos na região cervical posterior, axilar, supra ilíaca e em menor quantidade nas áreas Inter escapular, Intercostal, abdominal anterior e retro pubiana que com o crescimento esse tecido será substituído pelo tecido adiposo unilocular ou branco (TAB).

Suas células são caracterizadas pela ampla quantidade de gotículas de lipídios por isso o nome multilocular e varias mitocôndrias. Sendo elas as responsáveis pela a coloração marrom, pois são ricas em citocromo C oxidase e uma rede vascular bastante ampla, que possui a função de levar nutrientes e colher o produto calorífico gerando, dando uma coloração mais escura ao tecido. 

Esse tecido possui a função de gerar calor -termogenêse- por isso é bastante abundante em animais que hibernam. Essas características estão ligadas com a proteína desacopladora -1 presente nas mitocôndrias, essa proteína possibilita a oxidação dos ácidos graxos desviando do processo de sintase de ATP e produzindo calor.
Nos recém nascidos devido a dificuldade em exercer o tremor da musculatura há um bloqueio na produção de calor fazendo com que esse órgão auxilie na manutenção da temperatura prevenindo uma possível hipertemia.

                                                           Luisa Roberta Bernardes 
Bibliografia: